Lareiras / Calefação a Lenha e o Meio Ambiente

comparativo_impacto_ambiental_de_lareiras-lenhaNesta época em que tanto se fala em sustentabilidade e meio ambiente, surge a dúvida: Devemos usar lareiras/calefação a lenha? Bem depende do tipo de lareira e da eficiência. Sabemos que cada ação nossa tem impacto positivo ou negativo no ambiente. Impactos pequenos ou grandes.

Quando o petróleo, o gás e o carvão são queimados, o carbono neles contido é oxidado e se torna dióxido de carbono (C02), que é o principal gás do efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis libera o antigo carbono (carbono que foi enterrado no interior da Terra há milhares de anos), aumentando assim a concentração de dióxido de carbono (C02) na atmosfera. Em comparação, a combustão da madeira pode ser considerada neutra em carbono, porque as árvores absorvem o (C02) à medida que crescem. Este processo é chamado de absorção de carbono.

Quando as árvores estão maduras, elas morrem, caem na floresta e se decompõem. Essa decomposição gera uma emissão de carbono igual à que resultaria se elas fossem queimadas para aquecer ambientes. Este ciclo pode ser repetido indefinidamente sem aumentar o nível de carbono atmosférico.

Ao utilizarmos a madeira para aquecer ambientes, estamos simplesmente recorrendo ao ciclo natural do carbono, no qual os fluxos de (C02) vão da atmosfera para floresta e retornam novamente.

A combustão da madeira produz pequenas partículas que são chamadas de PM 2,5. Essas partículas são 30 vezes menores do que a espessura de um cabelo humano. Elas podem agravar algumas doenças pulmonares, problemas cardíacos e tem sido associadas com problemas de saúde, como a asma.comparacao_eficiencia_de_lareiras-lenha

As lareiras que são testadas sob as normas EPA (Agência Americana de Proteção do Meio Ambiente que impõe limites à emissão de partículas) ou pelas normas canadenses CSA B415.1, emitem até 90% menos partículas do que as lareiras convencionais. Portanto, a lenha queimada nesses aparelhos pode ser considerada uma fonte de energia limpa e renovável. Além disso, a utilização dessa nova tecnologia de sistemas avançados de combustão, gera uma redução no consumo de lenha que pode chegar até 33%. Isso porque as lareiras certificadas EPA ou GSA B415.1 têm uma eficiência de 60% a 80%, em comparação com 40% e 60% nas unidades convencionais.

 

Fonte: Catálogo de produtos MF International.

About fogomix
Loja especializa em churrasqueiras, lareiras, forno e fogões

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.